01ª

Eu sei de cor

Marilia Mendonça

02ª

De zero a Dez

Ivete e Luan

03ª

Chegaste

Roberto Carlos e Jennifer Lopez

04ª

Cadeira de Aço

Ze neto e Cristiano

05ª

Dependente

Sorriso Maroto

06ª

Vou voando

Jorge e Matheus

07ª

Um dia pra não esquecer

Jota Quest

08ª

Love me like you do

Ellie Goulding

09ª

Curtição

Ze Felipe

10ª

Dia, lugar e hora

Luan Santana

online 80

Notícias

quinta-feira, 25 de julho de 2013

'Agradeço a Deus a oportunidade de cantar para o papa', diz Fafá de Belém

Do G1 PA

A cantora Fafá de Belém falou, nesta quinta-feira (25), sobre a emoção de cantar pela terceira vez para um papa e o orgulho da escolha da música que irá interpretar, "Eu sou de lá", uma homenagem ao Pará e ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Da primeira vez não entendi, e eu continuo não entendendo, mas agradecendo a Deus pela oportunidade de mais uma vez de cantar pelo Brasil para o terceiro papa. Primeiro foi o João Paulo II, depois o Bento XVI, agora o Francisco, o primeiro papa latino", conta.

A artista vai cantar durante a Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco no Brasil, que será nesta quinta, no bairro do Leme, no Rio de Janeiro. Fafá de Belém descreve como foi receber a notícia que iria cantar uma música sobre o Pará e o círio de Nazaré. "A primeira vez [que eu cantei para o papa, cantei] 'Ave Maria'; a segunda vez 'Ave Maria', [na terceira] eu digo agora é 'Ave Maria'. Não. Escolheram a música que o padre Fábio de Melo fez para o Círio de Nazaré, que é a maior procissão mariana do mundo, que acontece no segundo domingo de outubro, na minha terra. Eu só agradeci mais uma vez".

A paraense revela um pouco da tradição do Círio de Nazaré, realizado há mais de 200 anos em Belém e em procissões menores em alguns municípios paraenses. "Então, o Círio, são 3 milhões de pessoas, é uma procissão de fé, você encontra todas as religiões no Círio, as casas abertas, e a escolha da música 'Eu sou de lá' para mim é muito especial porque eu acredito que, para o povo da Amazônia, para o povo do Pará, da região Norte, vai ser muito especial", declara Fafá.

Sobre a música escolhida, Fafá afirma que a inspiração do padre Fábio de Melo foi algo fabuloso. "Ele não é paraense. Ele é mineiro, mas é amado pelo povo do Pará", e completa. "A escolha, a opção de mostrar as várias regiões do Brasil por seus grandes momentos religiosos e da fé, eu achei genial. Então eu acredito que cada um de nós vai trazer a fé do seu povo para apresentar. Cada um de nós vai falar com muita propriedade sobre essa fé que nos acompanha desde a infância. Quem vier pelo nordeste, quem vier pelo sudeste, a gente que vem pelo norte", conta emocionada.

"A minha emoção de ter sido escolhida mais uma vez, a única cantora que não é da comunidade católica, que eles chamam de secular, eu fico muito emocionada. Eu acho que vou conseguir cantar [brinca]. Junto comigo tem uma menina da comunidade Shalon, eu conto para ela sobre o Círio e ela fala para o povo o que ela está vivendo. E é como se fosse todos nós falando que mistério é esse que reúne 3 milhões de pessoas em Belém do Pará", diz a cantora.

Além da homenagem da cantora Fafá de Belém, a região Norte será também representada pela corda do Círio de Nazaré e pela imagem peregrina de Nossa Senhora, que vão fazer parte da celebração de acolhida. A cerimônia deve começar por volta das 19h, na praia de Copacabana.

fonte: Do G1 PA Visualizar Impressão

ENQUETE